16 abril 2011

Análise Swot

A Análise "de" SWOT - Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) - é uma ferramenta utilizada para fazer análise de qualquer tipo de cenário/ambiente. Sendo útil para um planejamento estratégico de qualquer empresa.

Essa ferramenta  ajuda a empresa na tomada de decisão, maximizando as oportunidades e minimizando os efeitos das ameaças. Opa isso me interessa!



Vamos começar a Análise SWOT pelo ambiente interno da empresa.
Aqui você com sua equipe irá identificar quais são as vantagens e desvantagens internas da sua corporação quando comparada com a concorrência.
É nada mais nada menos que o cenário presente, atual da empresa.
As vantagens observadas são elencadas no campo FORÇA e as desvantagens no campo FRAQUEZA.

Quando for percebido um ponto forte ressalte-o ao máximo. Já ao perceber um ponto fraco haja para minimizar seu efeito.

Depois de debater o ambiente interno passe para o externo.
Diferente do ambiente anterior, o ambiente externo está totalmente fora do controle da sua empresa. Monitore, pesquise periodicamente quais são as oportunidades e as ameaças aqui presentes. Pra qual direção o mercado está caminhando e como sua empresa se antecipará a isso.
Identifique o que pode fomentar ou comprometer a vantagem competitiva da sua empresa. Ou seja, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS respectivamente.

Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las numa tentativa de minimizar os efeitos.

A análise da combinação das variáveis presentes nos ambientes interno e externo da sua empresa potencializa a chance de êxito na tomada de decisão. Veja:

Forças e Oportunidades - Através dos seus pontos fortes aproveite as oportunidades observadas.
Forças e Ameaças - Através dos seus pontos fortes minimize os efeitos das ameaças observadas.
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolva novas estratégias que simultaneamente neutralizem os seus pontos fracos e que lhe permita aproveitar as oportunidades observadas.
Fraquezas e Ameaças - Desenvolva estratégias que reduzam seus pontos fracos e neutralizem as ameaças observadas.

Uma ferramenta simples que funciona.

Go!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...