22 junho 2011

Conhecendo o Seu Não Cliente - Primeiro Nível

Em maior ou menor grau, as empresas acabam sempre direcionando suas estratégias aos clientes e, não raro, abandonam os não clientes. Para quem ainda não sabe, existe um universo de oportunidades ocultas nos não clientes.

Vamos abordar um primeiro nível, onde estão os não clientes que já consomem em seu setor entretanto estão consumindo apenas por necessidade. Ainda não vislumbram valor no que estão adquirindo. Buscam algo melhor! Em um português claro, é o famoso "não tem tu vai tu mesmo". E sendo assim, podem te abandonar a qualquer momento.

Um bom exemplo de como abocanhar essa demanda latente por valor foi dado com o advento dos restaurantes de comida a quilo.

Na correria dos tempos atuais são poucos os profissionais que podem em pleno dia de trabalho, desfrutar de um almoço convencional: sentar-se a mesa...ler o cardápio...fazer o pedido...aguardar pelo preparo desse pedido.

Fácil diagnosticar que esse cliente "com pressa" estava consumindo nesses estabelecimentos por necessidade. Na verdade ele procurava mesmo era por uma refeição saudável com a velocidade de preparo equivalente a de um lanche. Estava claro que faltava melhores soluções.

Ao criar a comida a quilo, um formato ágil de servir reifeições, agregou-se valor na cadeia do público "com pressa". Agora estes teriam um novo ciclo de horário de almoço: ingredientes já prontas, facilidade em variar a refeição, manutenção de uma alimentação saudável e ainda com um preço mais acessível. Tudo isso em menos tempo quando comparado aos restaurantes convencionais. Bingo!

Para esse público não bastava oferecer-lhes uma refeição saudável, tinha que ser também de forma rápida.
Ao destrinchar o seu público e atendê-lo em suas reais necessidades você poderá encontrar uma demanda latente. Go!

Esse post foi baseado em leituras do livro "A estratégia do oceano azul".

 

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