Este é um modelo criado por Michael Porter em 1979 que tem como objetivo:
analisar o ambiente de competição entre empresas;
apontar os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra;
identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado (estratégia empresarial).
Ou seja, quais forças estão atuando contra os interesses da empresa e quais posições/atributo reforçar.
Vamos aos cinco fatores ou forças competitivas:
30 abril 2011
23 abril 2011
Análise Pestal
A Análise Pestal é um modelo de análise que busca apontar as variáveis - oportunidades e/ou ameaças - presentes (na atualidade ou no passado) no ambiente macroeconômico da região onde a organização funcionará. Esse modelo é constituído por 6 esferas: política, econômica, sócio-cultural, tecnologia, ambiental e legal.
16 abril 2011
Análise Swot
A Análise "de" SWOT - Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) - é uma ferramenta utilizada para fazer análise de qualquer tipo de cenário/ambiente. Sendo útil para um planejamento estratégico de qualquer empresa.
Essa ferramenta ajuda a empresa na tomada de decisão, maximizando as oportunidades e minimizando os efeitos das ameaças. Opa isso me interessa!
Essa ferramenta ajuda a empresa na tomada de decisão, maximizando as oportunidades e minimizando os efeitos das ameaças. Opa isso me interessa!
05 abril 2011
Diferenciar para ter vantagem competitiva
Ao evidenciar as características significativas do seu negócio/produto/serviço você destaca-o da "massa" e caminha para a obtenção de vantagens competitivas.
Mas quais caminhos adotar para se diferenciar?
São 5 possibilidades: produto, serviço, pessoas, imagem e canal de distribuição.
Mas quais caminhos adotar para se diferenciar?
São 5 possibilidades: produto, serviço, pessoas, imagem e canal de distribuição.
04 abril 2011
Não abandone seu antigo cliente
Determinar o crescimento da sua empresa analisando somente a quantidade de novos clientes conquistados pode ser um erro. Muitas vezes esses novos clientes tem um peso inferior aos clientes antigos.
Facilmente em pouco tempo notar-se-a que mesmo com uma maior base de clientes a sua arrecadação decresceu. E trabalhar mais e arrecadar menos ninguém quer.
Facilmente em pouco tempo notar-se-a que mesmo com uma maior base de clientes a sua arrecadação decresceu. E trabalhar mais e arrecadar menos ninguém quer.
Assinar:
Postagens (Atom)